BlogAcompanhe as últimas notícias, dicas e recursos aqui!

08 ago 2013
notícias ADS Network

Qualidades ideais para um DBA

Muitas vezes as empresas têm dificuldades para contratar um DBA qualificado por não conseguir reunir as principais qualidades do perfil que está a procura. Quais seriam essas qualidades? A resposta irá variar de acordo com as necessidades de cada cliente, pois pode ocorrer de um cliente demandar um profissional especializado em replicação, ou um profissional que possa assumir várias funções ao mesmo tempo administrando um ambiente tecnológico bastante amplo. Vamos falar mais deste assunto para tentarmos identificar as verdadeiras qualidades esperadas de um DBA de qualidade.

Como mencionado anteriormente, habilidades técnicas específicas são, por vezes, o foco de uma pesquisa no mercado visando recrutamento, enquanto em outras situações, adequar-se a uma equipe já funcional e ser capaz de cumprir metas de negócio podem ser características que tornem o profissional mais valioso ao olhar das potenciais contratantes. Analisando de outra forma, existem atributos importantes para um DBA, que muitas vezes não são encontrados simplesmente em curriculums, e que ainda assim são essenciais para ajudar qualquer organização. Vamos focar mais nesses itens.

Produtividade sob pressão

Servidores inativos, problemas de IO estão ocorrendo em um SQL Server e outro tem problemas de Log com estouro de espaço em disco. Vários gerentes de desenvolvimento diferentes estão respirando no seu pescoço para as necessidades do projeto. Como você lida com a pressão? Estes eventos podem ocorrer simultaneamente, no mesmo dia ou na mesma semana. Como você lida com esses tipos de situações como DBA é extremamente importante para a organização. Você acha que ser produtivo sob pressão é uma qualidade fundamental para DBAs SQL Server? Certamente que sim.

Solucionador de problemas

Identificar problemas é simples, seja para você ou para o conjunto de usuários é fácil perceber quando algo não funciona. Corrigi-los imediatamente, aplicando uma medida paliativa rápida, e em seguida, projetar, testar e implementar uma solução, é outra história. Este é o lugar onde suas habilidades técnicas realmente entram em jogo e seu conhecimento das opções para resolver um problema pode realmente ser o grande diferencial. A melhor solução para cada problema está na forma de proceder rumo a solução do mesmo, compreendendo verdadeiramente o problema e implementando a solução de forma rápida. A solução certa pode ser a tecnologia à margem da sua experiência onde você tem que mergulhar, descobrir, pesquisar e passar para o próximo passo, a solução.

Vontade de aprender e ter a mente aberta

Assim como qualquer profissional de tecnologia, há uma necessidade de aprender continuamente para manter suas habilidades técnicas afiadas. Durante esse contínuo aprendizado, é importante que o profissional mantenha sua mente aberta a novas tecnologias entrantes no mercado, que possam facilitar a sua vida e a da organização do futuro. Xiitas da tecnologia são absolutamente inúteis para o mercado de trabalho.

Confiabilidade, Honestidade e Integridade

Também como em qualquer profissão, confiança, honestidade e integridade devem estar no centro de todas as relações de negócios. Como DBAs, certamente precisamos elevar essas qualidades bem além dos padrões profissionais, com base no privilégio da nossa posição, dados de acesso e prestação de contas para a organização. Em muitos aspectos, os DBAs precisam ter em mente que eles devem proteger os dados da sua organização tanto quanto devem proteger os dados de seus clientes.

Comunicação

Em muitas empresas, vejo o grupo DBA inserido á uma série de grupos, como usuários, desenvolvedores, administradores (Windows, rede, armazenamento, etc.). Muitas vezes a dificuldade concentra-se em achar um dialeto comum entre todos estes grupos e colocar a comunicação no nível correto baseando-se nos mais diferentes interlocutores. Não atingir a excelência na comunicação pode causar imensa frustração entre os membros da equipe e de grupos heterogêneos . Ser capaz de comunicar de forma eficaz tanto por escrito quanto verbalmente (seja diretamente com um interlocutor ou em público) é uma qualidade crítica que nem todo profissional domina.

Continue conectado com a ADS Network