BlogAcompanhe as últimas notícias, dicas e recursos aqui!

16 out 2013
notícias ADS Network

10 Ótimas Razões para adotar SCRUM

O framework Scrum vem sendo utilizado há mais de 20 anos na Europa e Estados Unidos para o desenvolvimento de produtos de alta complexidade, mas apenas recentemente passou a se popularizar no Brasil. Fundamentado na teoria de controle de processos empíricos, emprega uma abordagem iterativa e incremental para gerenciar riscos e maximizar valores.

Existem centenas de motivos para adotar o framework Scrum em qualquer ambiente corporativo, mas abaixo segue uma lista com os dez mais contundentes:

1. Competitividade

As exigências do Mercado mudam rapidamente, e somente projetos flexíveis são capazes de reagir a tempo de manterem-se competitivos e em vantagem.

2. Priorizar o realmente necessário

Scrum permite o desenvolvimento incremental de recursos. A partir do momento que o cliente e os demais stakeholders recebem as primeiras versões do trabalho, podem imediatamente iniciar a análise daquela versão do produto e, se necessário, sugerir novas funcionalidades e/ou recursos.

3. Confiança por meio da Transparência

A transparência desempenha um papel importantíssimo em vários níveis no SCRUM. Por sua causa todos os stakeholders são informados sobre o estado atual do projeto, o que auxilia na descoberta de falhas e faz com que o trabalho colaborativo da equipe SCRUM aconteça com êxito, qualidades primordiais para a eficiência do framework SCRUM.

4. Qualidade

O teste é um componente essencial do SCRUM em todas as Sprints realizadas durante o projeto. O Conceito de “pronto” da versão entregável só é admitido após o teste e a documentação do software.

5. Gerência de riscos sistemática

Entregas de versões regulares permitem reconhecer os problemas a tempo de reagir prontamente. Há registros de estatísticas de longo prazo sobre o fator tempo e a conclusão possível do produto por causa de fatores como a velocidade da equipe.

6. Manter custos sob controle

Geralmente o período destinado á conclusão do projeto não está sujeito a grandes variações. Estimar esforço e complexidade de um projeto pode ser uma tarefa árdua e comprometer todo o planejamento. Adotar Scrum permite realizar mudanças na especificação do projeto a tempo de realocar recursos sem que o planejamento seja comprometido.

7. Mudanças são bem-vindas

O gerenciamento de mudanças do framework SCRUM encara as alterações com naturalidade. Qualquer alteração pode ser discutida com o Product Owner e ser implementada na sprint subsequente. Dessa forma é possível desenvolver o produto que cliente realmente deseja.

8. Manutenção da agilidade

A Colaboração eficiente e a satisfação do cliente envolvem todos os participantes do projeto. Comunicação, colaboração, respeito e entendimento dos requisites do cliente são características primordiais de projetos bem sucedidos.

9. Aplicável a vários outros segmentos

Métodos como Scrum nasceram na indústria de software e tiveram sua utilização restrita a esse ambiente por um longo período de tempo. É indiscutível que algumas práticas ágeis específicas, na sua concepção original, são difíceis de serem aplicadas em projetos não relacionados diretamente ao desenvolvimento de software, entretanto, isso não inviabiliza que boa parte delas, com poucas adaptações, possam ser utilizadas em uma ampla variedade de projetos. Muitas áreas de produção trabalham com os Princípios Lean e se surpreendem com a sinergia presenciada na equipe.

10. Produtividade maximizada em um bom ambiente

Tomar decisões como um time e funcionamento colaborativo são componentes fundamentais do framework SCRUM e fazem com que tarefas complexas sejam realizadas em ambientes de bom convívio e colaboração. Desenvolvimento de software é uma atividade que requer uma equipe criativa e multidisciplinar que produzirá mais quando todos assumem as responsabilidades juntos.

Continue conectado com a ADS Network